> > > >> Jornada de Cura > A Jornada de Cura: Aprendendo a Lidar com a Autocrítica e a Busca pela Melhoria Pessoal Pular para o conteúdo principal

Destaques

Saúde Mental O cuidado que não pode esperar

saude mental Vivemos em uma era acelerada, onde tudo acontece ao mesmo tempo. As cobranças são muitas, as comparações constantes e o tempo parece nunca ser suficiente. No meio disso tudo, há algo que muitos deixam de lado: a saúde mental. Cuidar da mente é tão essencial quanto cuidar do corpo. E, assim como um corpo doente precisa de atenção, uma mente sobrecarregada também precisa de descanso, acolhimento e tratamento. O que é saúde mental? Saúde mental não é ausência de problemas. É a capacidade de lidar com as emoções, enfrentar os desafios da vida, manter relacionamentos saudáveis e encontrar sentido nas pequenas coisas. É conseguir se levantar depois da queda, mesmo quando tudo parece estar desmoronando. Sinais de alerta: Tristeza prolongada Ansiedade constante Falta de motivação Isolamento Mudanças de humor Distúrbios de sono ou apetite Esses sintomas não são fraqueza. São pedidos de ajuda. E pedir ajuda é um ato de coragem, não de vergonha. Buscar apoio é essencial T...

A Jornada de Cura: Aprendendo a Lidar com a Autocrítica e a Busca pela Melhoria Pessoal

 A vida é uma constante jornada de autodescoberta e crescimento. Muitas vezes, nos pegamos acreditando que sabemos tudo e que podemos ser melhores, mas, ao mesmo tempo, enfrentamos momentos de insegurança e autocrítica. Neste artigo, vamos explorar como lidar com esses sentimentos e como transformar a autocrítica em uma ferramenta de cura e crescimento pessoal, para isso é necessário se auto avaliar e perceber que as mudanças demandam tempo, esforço e muita dedicação.

A Ilusão do Controle

Desde cedo, somos ensinados a buscar a perfeição e a acreditar que, se soubermos o suficiente, poderemos evitar erros e decepções. No entanto, essa crença pode se tornar uma armadilha. A verdade é que todos nós somos humanos e, por isso, estamos sujeitos a falhas e aprendizados. Aceitar isso é o primeiro passo para a cura.

Reconhecendo os Sentimentos

É normal sentir-se mal por algo ou por alguém. Esses sentimentos são parte da experiência humana e podem nos ensinar muito sobre nós mesmos. Ao invés de reprimir essas emoções, é importante reconhecê-las e entender suas origens. Pergunte-se: "Por que me sinto assim?" e "O que posso aprender com isso?",muitas vezes eu quis por exemplo saber falar não a certas situações na minha vida ,e que eu sabia que lá na frente iriam me prejudicar me deixar triste, porem o desejo de ser aceita e amada nos lugares ,faziam com que eu esquecesse essa minha prioridade ,e 
fazia.
 Transformando a Autocrítica em Autocompaixão

A autocrítica pode ser um obstáculo em nossa jornada de cura. Em vez de se punir por não ter alcançado suas expectativas, pratique a autocompaixão. Trate-se com a mesma gentileza que você ofereceria a um amigo. Lembre-se de que todos enfrentam desafios e que cada passo, mesmo os que parecem pequenos, é parte do seu crescimento, assim deveria ser, más não era ,nunca era, eu sempre fui  perspicaz em auto julgamento ,sempre me machuquei e me feri ,porque eu queria ser uma pessoa melhor em tudo, más sabia que algo dentro de mim sempre me assustava, como se eu não conseguisse me controlar na hora que eu mais precisava.

 Estabelecendo Metas Realistas

"Uma maneira eficaz de lidar com a sensação de inadequação é estabelecer metas realistas. Em vez de se pressionar a ser perfeito, foque em pequenas conquistas diárias. Isso não apenas ajudará a aumentar sua confiança, mas também permitirá que você celebre cada progresso em sua jornada." Eu  li essa frase uma vez a partir dela em um livro eu comecei a me questionar porque era tão simples ,mas eu não conseguia fazer?ex.ter disciplina com meu corpo, não beber sempre, não fumar ,praticar mais esporte, ir a lugares melhor frequentado, ter disciplina no trabalho, não nada disso era possível para mim, por muito tempo ,eu sempre ficava cansada da rotina ,e desanimava

A jornada de cura é contínua e cheia de altos e baixos. É normal sentir-se perdido ou inseguro em alguns momentos, mas lembre-se de que cada experiência é uma oportunidade de aprendizado. Ao transformar a autocrítica em autocompaixão e ao estabelecer metas realistas, você pode avançar em sua jornada de autodescoberta e crescimento pessoal,tenho me agarrado a essa frase ,tentando cada dia me julgar menos,na verdade queria ter meus olhos em outras pessoas e ver o que elas enxergam em  mim.
🙌Se você se identificou com este artigo, compartilhe suas experiências e reflexões nos comentários. Juntos, podemos apoiar uns aos outros em nossa jornada de cura e crescimento.❤️❤️❤️
#jornadadecura
#autoconhecomento
#superação 

Comentários

Postagens mais visitadas

Política de Privacidade Política de Cookies